quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A Política Brasileira e Minha Indignação

Fico a pensar por vezes, mas por estas vezes não consigo compor poesias tão construtivas. Ainda bem que são por vezes se fosse todos os dias, se eu quisesse parar de escrever poesias, em meio a tantas sem-vergonhices que observo na televisão era para eu acabar ficando louco. Não quero me referir aos catástrofes mundiais, ou coisa parecida, mas, quero me referir as catástrofes muito maiores e mais longas que são as sem-vergonhices que a política brasileira está impregnada. Vergonha mais ainda de todos nós, cidadãos que toleramos isso.
A corrupção em nosso país é algo muito antigo, mas, com a divulgação da impressa, isso se torna mais visível. O senado, muitas prefeituras, as muitas câmaras estaduais dos deputados, o executivo e o legislativo, bem que seria bom em sua história se não existisse algo que a corrupção fosse ou menos um pouco tolerada. E quando acabar, eles – os nossos queridos políticos - dizem nos telejornais coisas como: “Devemos ganhar um salário digno!” (senador); “A família tem prioridade” (com relação a bandidagem das passagens aéreas); “Estou pouco me lixando para a opinião pública” (sem comentários meus).

O que mais me irrita, entre estes três comentários – que certamente são inúmeros e agora me falha a memória – é o “Devemos ganhar um salário digno!” (daquele senador gaúcho cabeludo que também não sei e nem quero saber o nome deste distinto). Ora bolas, salário digno? (♠****palavrão****&@#) Isso é tirar sarro com a cara da gente. Um cara como este que já tem um salário altíssimo, fora os benefícios e outros quinhentos, chegar a dizer isso, por sua afirmativa porque recebem prefeitos, e afins. Que tirem do bolso deles. Pessoas que recebem um salário mínimo, com os descontos, não é um salário digno? Pessoas que saem de casa, as quatro, cinco, e por diante, que vendem seus vale transporte e vão de bicicleta para o trabalho, pois, vendendo este beneficio complementam a alimentação da família. É algo para refletir, e por cima, vier com uma piada desta, que devem receber um salário digno? Por vezes quando passa noticias de política eu até mudo de canal, pois, eu também sou culpado disso, pois só fico a protestar por aqui. E ainda ficam a fazer votos secretos de madrugada às escondidas. E bando de cabras sem vergonhas!!!


Os intelectuais se calaram. Os artistas de antigamente que iriam aos rádios, as emissoras de tv protestar sobre isso parece que não existe mais, só pensam mesmo é em ganhar dinheiro. E nós? Permanecemos ainda conformados com tudo isso. Muitos dizem: “é assim mesmo!” ou, “fazer o que ‘né’?”; ou mesmo tiram piadas sobre a situação desmerecedora que passam. Político bom, para muitos da população brasileira, que não tem o mínimo de senso critico é aquele que investe em carnaval fora de época e se esquece do saneamento; é aquele que dá cesta básica e por outro lado passam mais de 300 dias de fome; é aquele que enrola e diz que vai fazer e na verdade não fazem nada. Infelizmente a maioria do povo brasileiro não tem uma cultura crítica para saber o que é certo e o que é errado. É uma cultura conformista. Contudo, somos um povo que sobrevive a muitas crises. Mas do que adianta? Se ficarmos calados em meio a tantos aparatos que dá para rir de nós mesmos. É mais vantagem assistir Realitys Shows que o povo fica comentando. Não é a toa que a TV Cultura não tem tanta audiência como a Globo e a Record tem nestes estúpidos programas em nossas televisões. É assim que eles querem, construir e permanecer com um país sem senso crítico e que a população não tenha poder também.



Sempre demonstro que sou indignado com a política em nosso país, mas acredito numa utopia, onde, viveremos em um Brasil melhor em senso crítico. Feliz da nação que seus cidadãos tem um senso crítico.

Muito obrigado


leo durval

Nenhum comentário: