sexta-feira, 6 de março de 2009

Homenagem a José Saramago


José de Sousa Saramago nasceu em Azinhaga, em 16 de Novembro de 1922. É um escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta português, galardoado em 1998 com o Nobel da Literatura. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago é considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

Desde quando ouvi pela primeira vez falar neste grande Escritor português e mundial ainda em meados do ano de 2003 quando estava na vida de seminário na cidade de São Paulo. Foi recente, eu sei, já que este garnde literário vivo se trata de um veterano na literatura, trata-se também, que a anterior ao ano de 2003 a minha vida intelectual começara. Quando tive em mãos o livro Evangelho Segundo Jesus Cristo deste grande autor, tive inicio a vivencia na literatura, ainda neste, não saberia eu o quanto este autor iria representar para mim.

José Saramago, sem duvidas é um grande romancista, não é por menos que seus livros tiveram grande repercussão pelo mundo, seus livros também influenciaram o cinema, como recentemente seu livro Ensaio Sobre a Cegueira remitisse o cinema.

É de se emocionar deste comunista de carteirinha demonstrar sua paixão por Fernando Pessoa e Karl Marx – nomes que também ouvi falar pela primeira vez no ano de 2003 na cidade de São Paulo – bem como, sua admiração por pessoas simples que ele sempre agradece que foram seus avós e sua mãe, todos analfabetos. Ouvindo falar desta história, qualquer ser humano com um coração crítico e literário se emociona em ouvir da palavra do Escritor, expressando esta sua admiração, isso prova que não só os grandes acadêmicos são capazes de compadecer com um caráter literário e poético, não sejamos medíocres que algumas pessoas analfabetas são verdadeiras enciclopédias ambulantes e tem muito o que ensinarem.

A representação literária de Saramago para mim posso dizer sem medo que é essencial. Inspiro-me em meus livros o tipo de caráter critico que existe neste grande literário do mundo. Mesmo sem o conhecer pessoalmente, cuja vontade tenho em um dia realizar, aspiro uma grande admiração pessoal, não só pela sua categoria e dom romancista, mas, também, por sua visão crítica e verdadeira, capaz de conquistar qualquer leitor ao visualizar ou oricular seus texto.

Parabéns José Saramago, por sua vida de luta e pelo seu exemplo de vida.

Um comentário:

DALVANI disse...

Intimidade

No coração da mina mais secreta,
No interior do fruto mais distante,
Na vibração da nota mais discreta,
No búzio mais convolto e ressoante,

Na camada mais densa da pintura,
Na veia que no corpo mais nos sonde,
Na palavra que diga mais brandura,
Na raiz que mais desce, mais esconde,

No silêncio mais fundo desta pausa,
Em que a vida se fez perenidade,
Procuro a tua mão, decifro a causa
De querer e não crer, final, intimidade.

José Saramago